NOSSOS PROJETOS

Projetos vinculados aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) resultam de décadas de trabalho colaborativo entre a ONU e os países. O Instituto Dona Olívia promove suas ações vinculadas aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

CASA DONA OLIVIA

Associação de Combate a Cegueira do Amazonas – ACCAM, também designado Instituto Dona Olívia, é uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado representada por seu Presidente, Leonardo Bastos Bivar, médico oftalmologista, tendo como missão a promoção e a conscientização sobre a prevenção da saúde ocular. No ano de 2006, um grupo de profissionais da área de saúde se mobilizou para atender os moradores da Comunidade da Vila do Puraquequara, local de residência de famílias com histórico de hanseníase, conhecido na região por ter abrigado o leprosário amazonense, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo.

 R. Nova República, 23 - Colônia Antônio Aleixo, Manaus - AM, 69008-030

DIAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL: SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA

DAS 08H ÀS 12H

WHATSAPP

 (92) 98152-2731

(APENAS MENSAGENS DE TEXTO)

POPULAÇÃO CARENTE DE QUALQUER LOCALIZAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS

NOSSOS RESULTADOS:

Ao longo dos 18 anos, o Instituto Dona Olivia já atendeu mais de 60.000 (sessenta mil) pessoas por meio do atendimento médico ambulatorial, solicitação de exames, realização de procedimentos cirúrgicos e outros encaminhamentos  de saúde ocular. Permintido assim a promoção e concietização da importância da visão.

 

Assim o ambulatório de especialidade para atender a comunidade local e promover o acesso à saúde, hoje representado por mais de 40 mil pessoas nas suas dependências, oriundas da comunidade local.

Os atendimentos realizados são um marco na comunidade, são eles:

PROJETO GIRASSOL

As mulheres atendidas estão em situação de pobreza, vulnerabilidade e/ou risco, geralmente estão com algum problema de saúde e fragilizadas por sua condição. 

As ações ocorrem a 16 anos, somente em 2022 o instituto foi formalizado. Serão atendidas 60 mulheres em grupos de convivência que atendem atendimentos de saúde e participarão 02 vezes na semana em grupos de convivência junto a assistente social e psicóloga para tratar as temáticas de combate a violência contra as mulheres, reconhecimento de sua realidade, identidade e compartilhamento de experiências em grupo, fomento a autonomia e identificação do perfil das mulheres.  

METAS DO PROJETO:

  1. Atender diretamente 60 mulheres e direcionar-las aos atendimentos de saúde conforme suas necessidades;
  2. Desenvolvedor atendimento ambulatorial nas especialidades de oftalmologia e psicologia para mulheres;
  3. Realizar consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para atender a demandas de 100% das mulheres (60) e encaminhar para o serviço de convivência;
  4. Realizar grupos de convivência para fortalecimento de vínculos comunitários e fortalecimento da identidade das mulheres considerando suas trajetórias e violências sofridas;
  5. Formar 02 grupos de convivência com meninas e mulheres ( 11 a 16 / ea partir de 17 ) para ações educativas;
  6. Promova uma exposição fotográfica com as mulheres participantes sobre a identidade e reconhecimento de suas histórias.

DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO:

 

– Coordenador Pedagogico

– Psicologo

-Assistente Social

-Educador

– Serviços Gráficos

 

CIRURGIAS DE CATARATA

Doença dos olhos em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.

SINTOMAS:

 

– Visão nublada;
– Sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler;
– A visão noturna torna-se mais fraca e as cores tornam-se amareladas.

TIPOS DE CATARATA:

 

– Senil: é o tipo de catarata mais comum. Ocorrem em pessoas idosas (é relacionado a idade), geralmente após os 60 anos.
– Congênita: a criança geralmente já nasce com catarata. Ocorrem por doenças da mulher (como a rubéola e a toxoplasmose) durante a gravidez. Freqüentemente está ocorrendo de outras alterações.
– Traumática: ocorre após acidentes com o olho. Geralmente é unilateral; o trauma, mesmo sem perfuração do olho pode provocar a opacificação do cristalino.
– Do diabético: Inicia-se geralmente em idade mais precoce e com perda visual mais rápida que na senil.
– Secundária a medicamentos: principalmente os corticóides, quando usados ​​por longos períodos.

TRATAMENTO:

 

Consiste numa cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intra-ocular que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana.

APOIO E INCLUSÃO

LIVRO NOSSAS VIDAS, NOSSAS ESCOLHAS

Cada relato gravado mostra um mundo que muitos de nós escolhemos ignorar por décadas. Um mundo em que homens se julgaram melhores que outros a ponto de retirar dessas pessoas o poder de escolha sobre as próprias vidas. Porém, essas mesmas histórias nos permitem enxergar a beleza da resiliência, determinação, compaixão e amor.

NOSSOS PARCEIROS

SOBRE

A Associação de Combate a Cegueira do Amazonas – ACCAM, também designada Instituto Dona Olívia, é uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado.

FALE CONOSCO